Em tempos de adaptação a novas rotinas, a novos processos pedagógicos, a novas formas de se relacionar, criamos este espaço, dedicado ao compartilhamento de boas práticas envolvendo o processo de ensino-aprendizagem online e o uso criativo dos recursos e ferramentas do AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ONLINE DA PUC-RIO.
Mais do que nunca, é fundamental o apoio de todos à partilha solidária de experiências relacionadas a Educação Digital entre professores de todos os cursos, de todos os departamentos, de toda a nossa Universidade. Sua participação é fundamental!
TEXTOS: 5
VÍDEOS: 2
ÁUDIOS: 1
contribuições
Professor, Professora:
É possível enviar a sua contribuição de várias formas:
1. TEXTO: RELATO DE PRÁTICA: O QUE ESCREVER?
Faça um texto de até 2000 caracteres (com espaços) e conte a sua história. A ideia é ajudar professores a desenvolverem novas práticas com o apoio de ferramentas e processos em Educação Digital. Sim, as realidades podem ser diferentes mas os desafios enfrentados muitas vezes são os mesmos. Quem sabe a sua experiência não vai ao encontro das necessidades de outros professores?
Afinal, promover a aprendizagem no meio on-line é mais do que uma atividade formativa; é, também, uma ação de acolhimento e solidariedade.
Então mãos à obra! Compartilhe uma ou mais boas práticas. O seu depoimento é fundamental para o nosso
atual processo de transição.
Envie o arquivo de texto para o e-mail falapucrio@ccead.puc-rio.br (assunto: FALA, PUC RIO).
2. ÁUDIO: DICAS DE GRAVAÇÃO USANDO O SMARTPHONE
2.1 Desabilite os sons do seu celular, como notificações, mensagens, ligações, etc. O ideal é colocá-lo no Modo Avião, pois assim não há possibilidade de interrupção e as funções de gravação continuam inalteradas. Para gravar, use o aplicativo de áudio de sua preferência.
2.2 Evite barulhos como conversas de terceiros, tvs, música ambiente, ar-condicionado, etc. Tudo isso impacta na qualidade da sua gravação. Por exemplo, ao se gravar em ambientes externos, um dos maiores obstáculos é o vento, que na gravação se transforma em ruído. Grave em um local fechado, de preferência.
2.3 Ao gravar sua voz, posicione o microfone a uma distância razoável da boca para assegurar uma captação clara do áudio, e quando estiver segurando
Envie o arquivo de áudio para o e-mail falapucrio@ccead.puc-rio.br (assunto: FALA, PUC RIO).
3. VÍDEO: DICAS DE FILMAGEM USANDO O SMARTPHONE
3.1 PLANEJANDO A SUA FILMAGEM
Antes de iniciar qualquer gravação é preciso planejar o conteúdo a ser filmado, do mesmo modo que você planeja uma aula presencial. O primeiro passo é elaborar um roteiro de filmagem.
O objetivo é economizar tempo de trabalho e proporcionar uma melhor experiência de consumo audiovisual para os seus colegas ou alunos.
3.2 EQUIPAMENTO
A maior parte dos celulares e smartphones atuais já possuem câmeras e microfones embutidos capazes de produzir vídeos com qualidade mais do que satisfatória. Da mesma forma, caso tenha acesso a equipamentos e softwares de edição de vídeo, maravilha. Mas eles não são necessários, basta que você lembre de planejar o seu depoimento ou a sua aula de forma a evitar a necessidade de cortes e edições.
Não exija tanto de si mesmo(a). Lembre-se que o mais importante é comunicar de forma clara e direta.
3.3 POSICIONANDO A CÂMERA DO SMARTPHONE
Prefira posicionar o seu smartphone sempre na horizontal de modo a respeitar o formato da tela que o seu vídeo será reproduzido, seja no monitor do computador, no celular, tablet ou mesmo na televisão. Não se esqueça de limpar a lente da câmera com um paninho antes do início da filmagem. Para evitar filmagens tremidas e garantir a estabilidade da imagem, utilize um tripé de câmera ou simplesmente apoie o seu smartphone em um objeto ou suporte fixo. Evite planos muito fechados ou muito abertos. Capriche no enquadramento. Experimente!
3.4 ILUMINAÇÃO
A iluminação do espaço onde será realizada a filmagem é fundamental para se obter uma boa imagem. Verifique se o ambiente não é muito escuro nem muito claro. O flash da câmera do celular pode tanto ajudar como atrapalhar. Uma dica é tirar uma foto e ver o resultado antes de iniciar a filmagem. E não se esqueça: sempre que possível, aproveite a iluminação natural.
3.5 SOM
Procure ambientes silenciosos, com o mínimo de ruídos e interferências sonoras. O objetivo é garantir uma boa qualidade de áudio de forma a não prejudicar o bom entendimento do que está sendo dito.
Envie o arquivo de vídeo para o e-mail falapucrio@ccead.puc-rio.br (assunto: FALA, PUC RIO).